Estudar os fósseis sempre foi minha segunda paixão!!! Confesso que foi amor à primeira vista. O meu primeiro fóssil foi uma amonita bem pequenina, daí fui adquirindo mais e mais essas belezinhas, que hoje eu já perdi a conta de quantas eu tenho.
O mais importante disso tudo, não é a quantidade e nem os tamanhos dos fósseis e sim os estudo que devemos ter se caso formos fazer uma coleção.
Mais antes mesmo de iniciarmos essa aventura com os fósseis, é o estudo!!! Tudo começa mesmo entre os livros, revistas referentes à estas formas fossilizadas e estagnadas pelo tempo.
Os fósseis tiveram seu fim no período terciário, mais conhecido como (K-T), que quer dizer extinção em massa, sendo está a mesma que vitimou os nossos queridos dinossauros.
Uma das coisas mais triviais é realmente estudar e hoje meu post retrata como estudo os fósseis e um pouquinho dessas formas fossilizadas e imortais para mim.
A dica mais infalível para mim e acredito que é a que mais aprendo, eé simplesmente o ato de tomar nota de tudo e claro fazer meus estilizados desenhos.
Sempre tenho comigo, lápis de cor, canetas de pontas bem finas e lapiseiras da marca Pentel (0.5 e 0.9 mm), elas são realmente maravilhosas para desenhos.
Para melhor entender os fósseis, precisamos notar os vestígios do solo onde normalmente onde são encontrados, nesta foto fiz questão de não retirar a sujidade impregnada no fóssil.
Outro fator é OBSERVAR o fóssil, veja neste exemplar uma pequenina Amonita grudada no fóssil matriz, este é um indício de originalidade deste fóssil, isto é, ele é realmente verdadeiro.
Sobre as literaturas que retratam, devemos procurar por aquelas que possuem boas e belas fotos para um estudo mais preciso e completo dos fósseis. Minha dica é procure por escritores renomados como: Cyril Walker e David Ward, eles são ótimos e para quem está começando é um prato cheio.
Eu comecei ler os livros dele, a única “coisinha”, é que os livros dele são em inglês!!! Mais são muito bons, super recomendo.
Tenho certeza que com muita dedicação e força de vontade, vocês estarão mais e mais apaixonado pelos estudos dos fósseis e quem sabe, futuramente iniciar uma coleção.
Bom pessoal, é isso!!! Espero que tenham gostado e não deixem de comentar e curtir nossa Fanpage para ficar super por dentro das novidades daqui do site.
Super Beijos Cristalinos
19 de agosto de 2014 às 01:38h
Adorei conhecer um pouco mais sobre fosseis,sempre gostei deste assunto.
29 de janeiro de 2015 às 18:56h
Oi Inês, tudo bem? Nossa que bom que vc gostou!!!!
Eu adoro os fósseis, tão exóticos e lindos!
participe mais daqui do site Mundo dos Cristais, vou amar ter vc sempre por aqui… ?
18 de julho de 2018 às 16:22h
Olá, tenho um fóssil de uma concha que trouxe da Nigéria gostaria de “comprovar” sua veracidade, certificar isso etc, como é possível fazer ? já procurei a USP etc não tive retorno
04 de janeiro de 2019 às 06:56h
Oi Douglas,vc précisa procurar um paleontólogo para que ele para realizar pessoalmente o ¨TOQUE¨ no fóssil.