Esse tema na verdade, já faz um tempinho que estou em planos de falar aqui no blog, mais sinceramente com tantos afazeres que neste meio tempo me fizeram repensar sobre um tema relacionado a coleção de pedras.
Começar uma coleção para mim, foi algo natural, foram tantas pedrinhas e cristais que foram se achegando e aparecendo na mão ao longo da minha carreira como gemologa .
Foi na verdade um processo bem natural,não fiquei louca procurando determinada rocha, pedra ou cristal, elas foram aparecendo com o tempo e não de uma vez.
Como todos já sabem,sempre fui apaixonada pelos nossos amiguinhos cristalinos e claro como sempre fui curiosa, aprendi à admirá-las como realmente são, mesmo que algumas tenham em si um formato um tanto diferente e bizarro.
Uma coleção requer cuidados e muita das vezes bastante atenção do colecionador. Já recebi muitos e-mails de pessoas que andou limpando as pedras com acetona,água sanitária,álcool e fazendo purificação com água com gás e sal.
Genteeeee… Misericórdia!!!!! Todos esses itens citados são totalmente prejudiciais para as pedras e qualquer outro mineral, “JAMAIS” façam isso.
Existem pedras que são solúveis, outras racham com o tempo, e na maioria dos casos perdem suas real coloração.
Quem começou uma coleção agora, deve ter consigo uma tabelinha periódica, e ver o total de MOHS que determinada pedra possuí.
Eu sempre digo isso aos meus leitores fazerem atenção quanto à isso.
Na dúvida, limpe seus cristais com um pincel bem fofinho e retire toda a poeira que nela estiver. Uma dica bem bacana é, passar delicadamente um paninho úmido com água mineral para retirar a sujidade, se caso realmente haver necessidade,isso vale para os fósseis também!!!
Outro cuidado de suma importância, é onde guardar nossos amiguinhos cristalinos. Eu guardo os meus em caixas organizadoras, apropriadas para minerais.Eu adquiri as minhas em meu curso, algumas ganhei de amigos nas exposições que vou durante o ano.
Mais já vi muitas pessoas guardarem em caixinhas de peças de bijuterias e muitos dos meus leitores também fazem suas próprias caixinhas com um papel durinho, que não me recordo do nome. Mais vale à dica, hein!!!
Acredito que, com muita determinação e estudo constante, todos poderão aprender mais e mais sobre nossos amiguinhos cristalinos. O estudo das pedras exige muito de quem as admira, pois sem o conhecimento, podemos dar cabo de nossos minerais, minha dica é: ESTUDEM tomando nota de tudo que aprendem.
Façam desenhos, mesmo que estilizados eles estejam não deixem de fazer.
Outra dica importante para quem está estudando os cristais é o ato de fotografar. A fotografia é tudo!!! Um coisa precisa ser dita, o ato de fotografar e eternizar aquela imagem para relembrar nossa memória!!!
Quer aprender sobre pedras e cristais, FOTOGRAFE!!! Nunca confiem na memória, ela muita das vezes nos engana sem querer, então minha dica é: Tenham consigo uma BOA câmera.
Um detalhe que precisa ser dito aqui é a participação nas exposições.
Como aqui na Europa, isso na verdade é meio que cultural, o povo europeu ama tudo que esteja relacionado as pedras e fósseis. Por isso, que aqui é cheio de exposições, salões e museus de pedras e minerais.
Então, se caso puderem e estiver ao alcance, vá as exposições!!! Isso acrescenta muito conhecimento para com nossos amigos cristalinos.
Bom pessoal, acho que é isso!!! Acredito que eu tenha passado um pouco da minha experiência com os cristais.
Como cuidar, estudar, ganhar familiaridade e claro, como guardar nossos preciosos cristalinos.
Nunca desistam de sua coleção, comece com um pouquinho e com o tempo ela, tenho certeza que ela vai estar bem grandinha.
Beijos Cristalinos
18 de janeiro de 2016 às 01:51h
boa noite, gostaria de adquirir pedras de varias cores em formato de diamante no tamanho de 10 a 20 cm para colecionar. por gentileza se tiver pode me mandar as fotos para eu escolher. muito grato fique com DEUS, e sucesso no seu trabalho.ABÇ.
22 de janeiro de 2016 às 11:08h
Olá Flavio, tudo bem? Não comercializo pedras, apenas disponibilizo o conhecimento aqui no meu blog.
Sinto em poder não ajudar você!
12 de fevereiro de 2016 às 20:33h
Olá Daniela!
Tenho uma coleção de rochas brutas, estão guardadas em uma caixinha de papelão (e algumas também já perdi a identificação ;P), mas eu venho lhe perguntar: Onde eu acho essas caixas organizadoras?
Ou como faço uma?
25 de fevereiro de 2016 às 11:36h
Oi Lorenzo, sua perguntinha é muito comum, mais na realidade onde comprar ai no Brasil eu não sei. quero fazer um tutorial ensinando como se faz uma. pois muita gente está precisando dessas caixas organizadoras como essa.
obrigada por me escrever!!!
beijos cristalinos :*
18 de fevereiro de 2016 às 17:59h
Oi, eu sou de brasilia tenho 24 e quero saber o que preciso fazer pra me tornar uma gemola e saber tudo sobre pedras e rochas, eu sou completamente apaixonada, coleciono muitas mesmo, todas que eu mesma recolho da natureza e algumas ganhei, tenho muitos quartzos lindos que achei como um tesouro nas minhas aventuras. Me mande um email se possivel. Quero saber tudo sobre elas. Eu amei esse link, vou olhar outras coisas que voce escreve.
16 de junho de 2016 às 22:24h
Tanho uma pedra pareçe esmeral maia nao sei o que e alguem me ajuda
24 de junho de 2016 às 07:04h
Oi Gilvan, tudo bem? Você pode estar enviando uma foto para análise através da nossa fanpage lá pelo facebook.
Todas as perguntas do pessoal eu consigo responder mais rápido por lá.
Fico esperando o seu contato.
Beijos Cristalinos
11 de julho de 2016 às 05:43h
Oi Gilvan, você pode estar enviando pra mim através do facebook. Procure pela fanpage, “Mundo dos cristais”. Daí você curti a nossa página no JOINHA (like) e em seguida envie pelo chat ao lado. Eu avalio em até 2 dias. Beijos cristalinos :*
04 de agosto de 2016 às 13:32h
OLÁ DANIELA !
EU TENHO UM CRISTAL QUE ESTA ESCRITO: “MAIS PERTENCENTES UMA A OUTRA.”
VC JÁ VIU ALGUM COM ESSA FRASE?
OBRIGADO!
15 de agosto de 2016 às 19:43h
Oi Rodrigo! Nunca vi nada essa frase escrito em algo referente aos cristais. :/
10 de junho de 2017 às 10:30h
Olá. Bom dia. Me chamo carol e possuo um estojo de pedras preciosas. São 24 pedras. Cada pedra possui uma unidade da pedra na versão bruta e outra unidade da mesma pedra na versão lapidada. Ganhei da minha mãe de presente quando o meu filho nasceu. É original ela comprou na loja maximino no centro do Rio. Ela trabalhava la. Hoje estou com dificuldades financeiras e terei que vender. Mas não sei qual seria a melhor forma ou site. Conhece algum específico para isso que você possa me indicar? E não tenho a mínima idéia de quanto custa e qual seria um bom valor para revenda.
Pode me ajudar?
18 de junho de 2017 às 15:08h
Oi Caroline, boa tarde!
Compreendo sua necessidade sim! Entretanto , você pode tentar entrar em contato com lojas online. Pose ser que alguma se interesse.
Sobre os valores, eu não ses te falar, pois estou desatualizada dos preços daí do Brasil.
Espero poder ter lhe ajudado!
22 de fevereiro de 2018 às 18:11h
Olá! Tenho uma pedra más não consegui identificar. Como faço pra mandar uma foto pra vc? Obrigado
23 de fevereiro de 2018 às 14:31h
Oi Helisson, você poserai entrer em contato comigo pelo facebook lá na Fanpage do blog. Por lá é mais fácil eu responder e poco receber fotos.
Mais antes vc précisant CURTIR a página, para que eu consigna ver a sua mensagem.
abraços
17 de junho de 2018 às 13:53h
Bom dia Daniela!
Eu sou bem novo nessa área de cristais, e também não tenho nenhum formação, mas eu realmente adoro cristais, e estou começando a colecionar agora! Minha pergunta é a seguinte: vi um vídeo de cristalização, onde o rapaz fazia seu cristal de uma solução supersaturada de dois sais, e o cristal acabava se formando. Vou fazer o mesmo, porém, com sulfato de cobre. Além disso, também comprei um cristal de bismuto, que ainda está para chegar. A única dúvida minha é que, no final do vídeo, o rapaz passa base de esmalte para adicionar brilho e uma espécie de verniz ao cristal, já que ele pode se sedimentar. Na minha cabeça faz sentido, mas prefiro perguntar pra quem entende: Esse procedimento é adequado para manter os cristais “protegidos”? Ou ele se aplica apenas em cristais feitos pela cristalização de soluções? Ou isso é totalmente errado?
Atenciosamente,
Luiz Felipe Cenachi da Silva.