Eu sou apaixonada pelos fósseis, sempre os admirei por suas formas e sua trajetória dentro das literaturas que tive o prazer de conhecer.
Quem estuda o reino mineral, sabe muito bem à importância do estudo dos fósseis e claro sempre que consigo um exemplar dou pulos de alegria, pois assim como existem imitações e falsificações de pedras, com os fósseis não é diferente.
Penso seriamente em fazer Geologia e quero me especializar em Paleontologia no Brasil, embora não estou tendo muito apoio dos familiares e amigos, vou fazer sim e seguir o meu eu interior, pois tudo que feito de corpo e alma é feito com muito mais amor.
Neste artigo vou colocar aquilo que sei à respeito dos fósseis e dos grupos que correspondem os estudos, alguns processos de fossilização e para finalizar com chave de ouro um banho de belas imagens.
Entretanto, vou procurar resumir e ser o mais clara e transparente possível, pois como o assunto é longo, vou fazer o possível para deixar tudo muito esclarecido, bom assim espero!!!
A Preservação dos Fósseis
Até onde eu sei pessoal, o processo de preservação dos fósseis ocorre principalmente em rochas, mas pode ocorrer também em outros tipos de materiais como sedimentos,gelo,piche,resinas, solos e até mesmo nas cavernas.
As manifestações de fósseis mais comuns são: ossos, caules e madeiras fossilizadas,resinas vegetais(âmbar),conchas,dentes, ovos,excrementos, esqueletos diversos,carapaças,pegadas,plantas entre outros.
Os processos de fossilização são na verdade vários, depende de quê e do quê estamos falando e estudando, entretanto aconselho à todos e claro para o pessoal que gosta do assunto e curte como eu, estudem bastante, tomem nota de tudo, mergulhem neste atraente universo dos fósseis.
Bom, vou citar alguns processos de preservação bem rapidamente sem aprofundar muito no assunto, senão fica cansativo e chato o post.
Vamos aos exemplos:
Dessecação (Dinossauros mumificados);
Inclusão em ambâr (insetos em resina);
Incrustação (ossos e conchas em cavernas);
Incarbonização ou destilação (restos vegetais);
Temos o caso de inclusões de minerais e algumas trocas de gases , correndo assim por exemplo diversas manifestações como a: silicificação, piritização, limonitização ou carbonatização).
Abaixo, selecionei algumas fotos de deixar água na boca com tamanha beleza e raridade.
E para finalizar essa foto básica de uma das exposições que eu participei o ano passado aqui na França! ?
Beijos cristalinos